A compra de uma casa é uma decisão que envolve muita emoção, uma vez que será este o nosso refúgio da agitação do dia-a-dia.
É tambem uma decisão que nos irá comprometer por muitos anos, enquanto estivermos a pagar o crédito pedido para a sua compra.
Por isso, a compra de casa de sonho deve ser uma decisão ponderada e revestida de especiais cuidados, para que não se transforme num pesadelo.
Daí que uma investigação aprofundada ao imóvel, ao seu histórico e envolvente, deva ser desenvolvida pelo futuro proprietário.
No âmbito do condomínio, poderá tomar algumas diligências para salvaguardar futuros dissabores.
1. Dívidas
Será útil informar-se com a Administração do Condomínio se existem dívidas de quotizacões relativas à fracção.
Para além de poder vir a ser confrontado com uma conta jeitosa para pagar, que apesar do entendimento generalizado de que a dívida é da responsabilidade do proprietário à data do vencimento das quotas, alguns tribunais já deliberaram que a dívida é da fracção, pelo que se estende no tempo e se transmite com a venda do imóvel.
Para alem disso, poderá atestar sobre a seriedade da pessoa que lhe está a vender o imóvel.
2. Quotas
Um belissimo negócio por vezes esconde outras despesas, como quotas elevadas.
3. Saúde financeira do Condomínio
Tente recolher o máximo de informação possível sobre a fracção e o Condomínio, pois irá integrar-se numa comunidade por um longo período de tempo, expectavelmente, sendo por isso aconselhável conhecer todo o enquadramento e especificidades da mesma.
Para eliminar algum grau de incerteza nestes pontos, se possível, tente obter as últimas actas das assembleias de condóminos e os orçamentos aprovados.